Sinalização Urbana
Andar a pé Blog

Sinalização Urbana

Na cidade, além das placas e pinturas de solo regulamentadas, que são colocadas nas ruas para orientar as pessoas, há aquelas informais, colocadas pelos cidadãos. Às vezes são até engraçadas, mas, quase sempre, me fazem pensar sobre o quanto o ser humano pode ser mal educado. Afinal, se é preciso colocar uma placa dizendo para recolher o cocô do cachorro é porque as pessoas não fazem isso com frequência.

Acho um pouco triste e um sinal de que ainda é preciso muito trabalho e educação para que tenhamos uma cidade que seja boa para todos. E, olha, o trabalho é árduo, porque não há moleza quando o assunto é  conscientizar. Fazer o ser humano olhar para os seus hábitos criticamente, e ver o quanto eles podem ser prejudiciais ao ambiente coletivo, é um trabalho bem difícil.

****

Placas pedindo para as pessoas recolherem a sujeira de seus cães são comuns de encontrar. Algumas são mais “educadas”, enquanto outras são mais “ameaçadoras”. Vai saber o que já aconteceu na porta desta casa…

Placas pedindo para as pessoas recolherem a sujeira de seus cães são comuns de encontrar. Algumas são mais "educadas", enquanto outras são mais "ameaçadoras"

IMG_3653

Placas reservando vaga na rua para os clientes são cada vez mais comuns. Na verdade, elas não têm nenhum valor real, ou seja, se você quiser estacionar na rua, pode. Mas a maior parte das pessoas não o faz porque se sente coagida e sabe que pode encontrar, na volta, um carro danificado. Sem contar que quem coloca esse tipo de placa, aborda o motorista e pede para ele tirar o carro. Essa privatização do espaço público mostra o quanto ainda precisamos evoluir para pensar em uma cidade melhor para todos.  Das diversas placas desse tipo que já vi por aí, essa que pede “por favor seja educado, vaga para clientes” é a que mais me dói. Afinal, quem está sendo mal educado mesmo?

placa

Placas

Placa de “estacionamento proibido” é o que mais existe por aí. Inclusive em portas de garagem, onde estacionar já é proibido.

placa

Placa-parede

Essa foi uma das situações de sinalização urbana informal mais inusitadas que encontrei. Imagino que alguém já tenha sofrido com uma “queda” de fruta em cima do carro. Ainda assim, olhando friamente a placa, fica até engraçado. Afinal, qual o problema de uma árvore frutífera?

arvore

3 thoughts on “Sinalização Urbana”

  1. Eu trabalhava em um lugar que tinha um amplo gramado na frente. Donos de cachorros achavam ótimo levar os animais para se aliviarem ali. E alguém da limpeza do escritório tinha que recolher uma sujeira que não havia sido produzida pela empresa. Daí me pediram para fazer umas placas solicitando que os donos de cachorros fizessem o óbvio. Eu fiz. Eram placas gentis, até. Afixamos por todo o jardim. Duraram 3 dias. Durante o final de semana alguém arrancou todas violentamente (ficaram quebradas) e as jogou na porta da empresa. Foi uma das maiores situações de incivilidade que eu já vivi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *