Tem castanha na calçada
Blog

Tem castanha na calçada

Na Rua Emílio Mallet, dez árvores chamam a atenção por causa dos frutos pendurados. Parecem paina, mas são uma castanha deliciosa de comer!

Calçada cheia de pés de Castanha do Maranhão.
Calçada cheia de pés de Castanha do Maranhão.

Dez árvores na calçada da Rua Emilio Mallet, em frente ao condomínio Mont Blanc, chamam a atenção dos pedestres por causa de umas castanhas grandes penduradas, que parecem o fruto da paineira. Só que lá dentro não tem apenas paina, mas sim pequenas castanhas. São exemplares da Castanha do Maranhão, a Bombacopsis glabra, também conhecida popularmente como amendoim de árvore, mamorana ou cacau-selvagem.

Eu conheci essa planta há um ano, durante o passeio Pancnacity e tenho até um pé bebê, que plantei em casa enterrando a castanha na terra. É uma planta de clima tropical e, no Brasil, ocorre espontaneamente entre Pernambuco e Rio de Janeiro. Por aqui, é muito usada no paisagismo, que foi exatamente como elas chegaram à calçada da Emilio Mallet. Vieram junto com o residencial Mont Blanc, inaugurado em 2012.

Quando maduras e secas, essas cápsulas caem e se abrem espontaneamente liberando as castanhas, que podem ser comidas cruas ou torradas. Se você passar por ali e os frutos pendurado nas árvores estiverem no ponto, pode levar pra casa porque é de comer!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *