Caferana: a fruta que tem gosto de manteiga de amendoim
Blog

Caferana: a fruta que tem gosto de manteiga de amendoim

Hoje, deixei a corrida matinal de lado para ir em busca de um pé de guaraná na Rua Pedreira de Freitas. Uma amiga me disse que havia um na altura do número 1.058 e saí de casa na empolgação para encontrá-lo, fotografá-lo e, se possível, colher uns frutos para experimentar. Afinal, guaraná eu só conheço o refrigerante.

Logo que cheguei, o dono do bar da esquina me disse que, pra ele, aquilo não é guaraná. A senhora do outro bar disse que é uma das frutas usadas no guaraná. Eu, olhando aqueles frutos, logo achei que fosse caferana, uma frutinha vermelha que conheci há um ano, durante o passeio PancNaCity, organizado pela Neide Rigo na City Lapa.

Dona Maria, a senhora que tem o bar há 30 anos em frente àquela árvore – e que ficou frustrada por eu não ser da prefeitura e não estar lá para dar um jeito na outra árvore, que está enorme e ela tem medo que caia – me disse pra conversar com o homem que plantou a árvore, seu Alfredo, logo depois da esquina.

Toquei a campainha na maior cara de pau e seu Alfredo, um senhor bem idoso, abriu a porta. Ele plantou a árvore há 40 anos achando que era guaraná. Mas logo que a planta cresceu e começou a dar frutos, ele viu que não era. Diz que se trata de um tipo de cereja. Como na brincadeira do telefone sem fio, imagino que de tanto contar a história de ter recebido a muda como se fosse guaraná, a informação que fica é de que se trata, realmente, de um pé de guaraná. A confusão, aliás, parece comum. O gestor ambiental Guilherme Ranieri, que assina o blog Matos de Comer, conta que comprou muda de caferana como se fosse de guaraná.

Bom, a Caferana não é guaraná, mas tem uma curiosidade que a coloca no rol das plantas peculiares: quando bem madura, tem gosto de manteiga de amendoim. Tanto que, em inglês, é conhecida popularmente como “peanut butter fruit”. Eu não experimentei a da árvore do bairro, porque as que eu alcançava estavam verdes, enquanto as maduras estavam ao alcance apenas dos passarinhos. Mas provei uma naquele passeio da City Lapa que mencionei antes. Lembro que tem textura de manteiga mesmo, de tão mole que é quando madura.

O nome científico da planta é Bunchosia armeniaca, já os populares são inúmeros: cereja, ameixa do peru, cereja espanhola, ameixa, fruta manteiga de amendoim, caferana e falso guaraná. É da mesma família da acerola e a origem dela é a região dos Andes da Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, mas ela se dá bem no no nosso clima, e geralmente frutifica entre fevereiro e março.

Quem quiser conhecer, é só passar lá na Pedreira de Freitas e olhar pra cima. O pé está bem alto. Se conseguir pegar umas frutinhas de baixo, mesmo que alaranjadas, leve pra casa porque elas amadurecem fora do pé. E podem plantar as sementes que elas viram mudas rapidinho.

Salvar

1 thought on “Caferana: a fruta que tem gosto de manteiga de amendoim”

  1. Conheci hoje a fruta e tive o privilégio de poder conhecer seu sabor! Surpreendeu-me! Fruta com bastante polpa e com gosto de amendoim. Tenho algumas sementes e pretendo plantar. Como faço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *