O caderninho de anotações
Blog

O caderninho de anotações

Tenho um caderno para anotar excertos de livros. Na verdade tenho três cadernos com anotações do passado, principalmente com trechos de música que eu anotava na adolescência (ai, que vergonha de ver que anotava letras do Mauricio Mattar…), e um caderno mais atual, com notas de trechos de livros que li nos últimos anos. Ao contrário da adolescência, o caderno atual é menos frenético. Está comigo há quase três anos e provavelmente vai durar bastante.

Hoje eu peguei o tal caderno na gaveta do criado-mudo. Precisava devolver um livro na biblioteca perto de casa e, antes, queria anotar os trechos que havia marcado. Esse é um dos problemas de não comprar o livro, mas emprestá-lo: não posso grifar. E adoro grifar um livro e marcar a página com um post-it bem colorido.

Enquanto anotava os trechos e tirava os post-its, fiquei pensando no sentido daquele caderno. Porque dá uma trabalheira danada copiar tudo aquilo e, se eu grifo e marco as páginas dos livros, poderia simplesmente pegá-los na prateleira quando quisesse ver as anotações (isso não vale, claro, para os livros emprestados ou da biblioteca, mas é bem raro que eu não compre o livro que quero ler). Só que aí eu me atentei que escrever naquele caderninho me ajuda a processar melhor a informação, seja pelo tempo e pela concentração que preciso ter para escrever, seja pelo fato de que releio com mais atenção cada trecho. Outra vantagem é que eu posso sentar no sofá e reler tudo que anotei ao longo do tempo, como se fosse um livro, rs!. E as notas dizem bastante sobre mim e me trazem insights e lições que o livro ensinou mas que eu já tinha esquecido.
Tenho lido bastante no Kindle, e lá dá pra enviar os trechos grifados por email pra gente mesmo. Outro dia eu fiz isso, pra deixar as anotações guardadas, mas nem abri o email e acabei deletando. Por mais analógico e arcaico que seja, acho que o meu caderninho de anotações vai seguir me acompanhando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *