Qual a relação entre mudanças climáticas e a vida em uma cidade como São Paulo? Quais atitudes individuais nós podemos ter para impactar de forma mais positiva a vida urbana? Tecnologias como telhados verdes, jardins verticais e painéis solares podem ajudar a deixar a cidade mais resiliente e também ajudar as pessoas a entenderem melhor a relação entre o ser humano e a natureza?
Essas foram algumas perguntas que eu fiz para o professor Marcos Sorrentino, biólogo, doutor em Educação e coordenador do Laboratório de Educação e Política Ambiental da Esalq/USP .
E as respostas me levaram a muitas reflexões. Mesmo que a às vezes a gente se sinta longe daqueles lugares que estão no centro das discussões sobre mudanças climáticas, como a Amazônia e as calotas polares, elas – as mudanças – nos atingem em cheio.
Se você acha que não, saiba que quando conversa sobre a seca, o calor extremo, o frio extremo ou as enchentes mais destruidoras que atingem a cidade, são todos fenômenos que têm a ver com essas mudanças.
Então, eu te convido pra ler essa entrevista e depois voltar aqui pra conversar comigo sobre o tema. Você sente que está sendo afetado pelas mudanças climáticas? Acredita que pode atuar para melhorar esse cenário?
Leia a entrevista aqui!