3 livros de escrita

Esses são 3 livros de escrita que eu gosto bastante:

  • Como Escrever Bem – William Zinsser
  • Escrevendo com Alma – Natalie Goldberg
  • Como se Encontrar na Escrita – Ana Holanda

O Como escrever bem é o mais técnico de todos, mas um técnico na medida pra deixar aquele texto limpo, claro, entendível e sem firulas. Os outros dois mostram um pouco de como deixar o texto mais pessoal, ou mais próximo das pessoas como se diz hoje em dia. 

No trabalho de jornalista, a gente meio que aprende a escrever sempre distante de tudo: tanto do entrevistado quanto do leitor. É uma regra de impessoalidade e imparcialidade que, no fundo, no fundo, não funciona muito. 

Na real, eu mesma acho um grande dilema isso porque é preciso se distanciar de um fato pra contar o que aconteceu, pra fazer as perguntas difíceis e tentar ser o menos enviesada possível. Por outro lado, como um ser humano consegue não ter viés algum? E como se distanciar de um fato quando você precisa se aproximar para entendê-lo. 

É um exercício diário nessa profissão olhar para o que estamos fazendo com o olhar necessário naquele momento. Eu não tenho trabalhado com hard news nos últimos tempos, mas com histórias de pessoas, empresas, lugares e até com pesquisa de alguns conceitos e ideias. 

Sempre busco levar para esses trabalhos a ideia básica do jornalismo, daquele texto que explica bem o quando, como, onde e por que, mas também busco captar as nuances necessárias para aquela história fazer sentido, para explicar uma situação. Porque a vida não é preto no branco. E os textos também não precisam ser.